Preparação Pré-Operatória

Há muitos pontos importantes para a preparação antes de uma cirurgia. A escolha de um bom profissional, por exemplo, é fundamental. Além disso, o cuidado com a alimentação é um dos pontos chave para um pré-operatório bem sucedido.

Os pacientes que irão se submeter a uma cirurgia bariátrica devem, idealmente, iniciar uma reeducação alimentar, com mudança dos hábitos alimentares, facilitando a adaptação e adesão ao pós operatório. Além disso , devem se atentar aos cuidados com o que ingerem no período anterior ao procedimento cirúrgico, para que se evite ao máximo quaisquer tipos de complicações. Assim, deve-se seguir rigorosamente o horário da última refeição do pré-operatório. Em geral, são indicadas 6 a 8 horas de jejum, porém, cada caso é individualizado, e o médico irá informar seu paciente. Uma boa conduta pré-operatória nesse momento é importante para que o corpo se prepare e também se recupere bem.

O médico cirurgião Dr. Guilherme Nahoum explica que rotineiramente há uma série de consultas pré-operatórias em que pedidos de exames são requisitados , além de avaliações com a equipe multidisciplinar que vai preparar e condicionar esse paciente à cirurgia. Isso, com o intuito de que o paciente atinja os objetivos do tratamento, mantendo os resultados a longo prazo.

Há ainda outras indicações, como: evitar o uso de anti-inflamatórios, pois são um dos tipos de medicamentos que podem levar ao risco de sangramento; suspender o uso de contraceptivos orais quando pacientes forem mulheres, uma vez que eles aumentam o risco tromboses; para pessoas tabagistas, a indicação é que se suspenda o uso de cigarro por pelo menos 30 dias antes da cirurgia. Além disso, é importante que o paciente ingira líquidos na fase pré-operatória, preferencialmente água, pois a hidratação é fundamental para um procedimento cirúrgico bem sucedido.