Gastrectomia Vertical (Sleeve)

Uma outra técnica cirúrgica também muito realizada no Brasil e no Mundo é a  Gastrectomia Vertical, ou método Sleeve, que era realizada com uma das partes de uma outra técnica mais complexa (Duonenal Switch) e passou a ser um tempo definitivo e único. Nela, o estômago é transformado em um tubo fino com capacidade de 100 a 150 ml, sendo retirado um grande segmento do estômago do paciente, cerca de 70%. Por conta disso, é um procedimento irreversível. Dessa maneira, reduz-se a capacidade de armazenamento de comida, levando à uma restrição alimentar, principalmente volumétrica e à saciedade precoce, que ocorre pela retirada de uma parte do estômago (Fundo) que produz um hormônio que controla a fome. 

Em comparação ao Bypass, o cirurgião Dr. Guilherme Nahoum explica que a técnica de Sleeve tem uma grande diferença de não mexer no intestino do paciente, mantendo o mesmo caminho que o alimento faz pelo tudo digestivo. 

E mais uma vez, ressalta que não existe uma melhor técnica, e sim a que será mais vantajosa para aquele paciente, individualmente.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
× Agendar Consulta!