Doenças Associadas

A obesidade é silenciosa e perigosa, que aos poucos leva ao acúmulo de gordura entre os órgãos internos, chamada de gordura visceral, além de placas sólidas de gorduras no interior de vasos sanguíneos.

O médico cirurgião Dr. Guilherme Nahoum explica que esse acúmulo de gorduras leva a diversas doenças sistêmicas no corpo da pessoa obesa. Uma delas é a hipertensão arterial, levando ao risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais, por exemplo, os famosos AVCs. Além disso, o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, a chamada ateromatose, é uma condição que faz com que o sangue que seria levado a algum tecido do corpo, seja levado em menor quantidade, já que os vasos estão obstruídos. Assim, doenças por falta de suprimento sanguíneo, como o infarto agudo do miocárdio, podem ocorrer por esse motivo.

Além dessas condições graves, há outras doenças silenciosas associadas à obesidade, como a diabetes tipo II, por exemplo, em que o pâncreas do indivíduo não consegue controlar os níveis de glicose(açúcar) do sangue. A insulina é o hormônio responsável por tirar o açúcar do sangue, e se o pâncreas não a produz mais, é como se sobrasse açúcar no sangue, o que não é saudável. Logo, o paciente com essa condição precisa mudar seus hábitos de vida, além de iniciar o tratamento com medicações.

Além dessas, inúmeras outras condições são causadas e agravadas pela obesidade, como: Esteatose hepática, que o acúmulo de gordura no fígado, levando a uma inflamação crônica de órgão; doença do refluxo gastroesofágico que leva a inflamação do esôfago; artropatias, que são causadas pela sobrecarga do peso nas articulações levando a um quadro degenerativo e incapacitante; entre outras

Assim, é nítido que a obesidade é uma doença seríssima, que necessita de um olhar atento, pois junto a ela podem ocorrer diversas doenças danosas ao organismo do paciente.