Dr. Guilherme Nahoum

Bypass Gástrico
em Y de Roux

Essa técnica ainda é a mais comumente realizada, chegando a corresponder 60% das cirurgias bariátricas no Brasil.

Cirurgia Geral e Bariátrica

A cirurgia do bypass gástrico é conhecida também por gastroplastia com derivação intestinal em Y de Roux, e veio como uma evolução do antigo Fobi-Capela. O objetivo dessa técnica se dá pela separação do estômago original, sendo confeccionado um pequeno estômago, de 50ml de volume, que será conectado junto ao intestino do paciente, promovendo um desvio do caminho que o alimento vai fazer pelo tudo digestivo.

O mecanismo de ação dessa técnica está associado a redução do tamanho do estômago gerando restrição alimentar tanto quantitativa, quanto qualitativa.

As porções do estômago e do intestino mexidas, não serão retiradas do organismo do indivíduo, por isso é um técnica reversível.

Além disso, o desvio intestinal leva a efeitos hormonais que controlam metabolismo, facilitando a perda a perda de peso e controle das doenças associadas.

Como toda técnica, é de suma importância que o paciente tenha um acompanhamento correto após a cirurgia, em especial, com relação a absorção de nutrientes que pode ficar comprometida, evitando doenças decorrentes de qualquer tipo de carência nutricional.

Saiba mais sobre a cirurgia bariátrica