Dr. Guilherme Nahoum

Preparação Pré-Operatória

Há muitos pontos importantes para a preparação antes de uma cirurgia. A escolha de um bom profissional, por exemplo, é fundamental.

Cirurgia Geral e Bariátrica

Além disso, o cuidado com a alimentação é um dos pontos chave para um pré-operatório bem sucedido.

Os pacientes que irão se submeter a uma cirurgia bariátrica devem, idealmente, iniciar uma reeducação alimentar, com mudança dos hábitos alimentares, facilitando a adaptação e adesão ao pós operatório.

Além disso , devem se atentar aos cuidados com o que ingerem no período anterior ao procedimento cirúrgico, para que se evite ao máximo quaisquer tipos de complicações. Assim, deve-se seguir rigorosamente o horário da última refeição do pré-operatório.

Em geral, são indicadas 6 a 8 horas de jejum, porém, cada caso é individualizado, e o médico irá informar seu paciente. Uma boa conduta pré-operatória nesse momento é importante para que o corpo se prepare e também se recupere bem.

O Dr. Guilherme Nahoum, cirurgião, destaca a importância de consultas pré-operatórias com exames e avaliações multidisciplinares para preparar o paciente e garantir resultados duradouros. Ele recomenda evitar anti-inflamatórios, que aumentam o risco de sangramento; suspender contraceptivos orais em mulheres para prevenir tromboses; e que fumantes parem de fumar 30 dias antes da cirurgia.

Além disso, a hidratação adequada, principalmente com água, é crucial para o sucesso do procedimento.

Saiba mais sobre a cirurgia bariátrica